quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

NOVA ORLA DO RIO - DEPOIS DAS GRADES, UM GUARDA-CORPO



Praia do Flamengo, 1951. Mureta de granito. Imagem obtida na internet.



A notícia "Após polêmica, grades na Orla Conde serão substituídas por guarda-corpos" deve ser comentada aqui, pois a discussão sobre as grades (móveis, diga-se) instaladas pela Marinha do Brasil no chamado Boulevard Olímpico ou Orla Conde, esteve em mais de uma postagem neste Urbe CaRioca.

A NOVA ORLA, NO CENTRO DO RIO, COM GRADES – UMA SURPRESA DESAGRADÁVEL!

A NOVA ORLA DO RIO, 2 – SEM PARTE DAS GRADES!

NOVA ORLA DO RIO E ZONA PORTUÁRIA – ALÉM DAS GRADES, OBRAS DETERIORADAS, E CONCESSÃO INCERTA



Segundo a grande imprensa, a Prefeitura e a Marinha decidiram que no trecho em questão será construído um guarda-corpo: “A Prefeitura do Rio e a Marinha decidiram substituir as grades de ferro instaladas na Orla Conde por guarda-corpos. O modelo, no entanto, ainda não foi definido”.

Era de se esperar. Possivelmente a Marinha “uniu o útil ao agradável”: usou as grades móveis como instrumento de pressão para relembrar compromissos assumidos pela Prefeitura, e terá maior proteção dos terrenos do antigo Ministério da Marinha, em frente ao Arsenal na Ilha das Cobras, defendendo o local contra acessos via entrada pela Baía de Guanabara.

Divulgação de Nikolas Nogueira em rede social. Sem data.

No Século XXI por certo não serão usadas as belíssimas muretas de granito que protegiam os pedestres contra quedas sobre as pedras cortantes que sustentavam a Avenida Beira-Mar de Pereira Passos no Centro, Glória e Flamengo (quase todas retiradas após a construção do Aterro do Flamengo; há trechos remanescentes) e ainda enfeitam, com solidez o bairro da Urca, também construído sobre um grande aterro sobre a Baía.



Que São Sebastião do Rio de Janeiro inspire os arquitetos, e nos livre de soluções mirabolantes, obras mal acabadas, pouco duradouras, e com preços superfaturados!


Urbe CaRioca

Proteção e solidez. Imagem obtida na internet.



Praia do Flamengo, década de 1940. Imagem obtida na internet.

Praia do Flamengo, 1950. Mureta de granito. Imagem obtida na internet.


Praia do Flamengo, 1959. Mureta de granito e ressaca. Imagem obtida na internet.

Praia do Flamengo, sem data. Mureta de granito e ressaca. Imagem obtida na internet.
Fonte: Porto Maravilha


Nenhum comentário:

Postar um comentário