quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

PEDIDO AO PREFEITO ELEITO: 3 – CINEMA LEBLON, TAMBÉM TARDE DEMAIS


Está na lista de pedidos ao prefeito eleito, em elaboração por este blog, o "des-destombamento" do Cinema Leblon. Parece que o pedido chegará tarde demais.
Trecho de CINEMA LEBLON - MENOS LUZ NO LEBLON (Urbe CaRioca, 12/11/2016)

Abriu e fechou de novo. Foto: Urbe CaRioca, 08/julho/2014

O assunto Cinema Leblon parece extemporâneo. A ideia era pedir ao prefeito eleito que tombasse novamente o imóvel que foi protegido em 2001, quando da criação da Área de Proteção do Patrimônio Cultural - APAC do Leblon, e incompreensivelmente destombado em 03/09/2014 pelo atual prefeito, com vistas a permitir a construção de um edifício no valorizado terreno, na linha das inúmeras benesses para o mercado imobiliário concedidas nos últimos oito anos.
Ao abrir uma exceção sem fundamentos, a medida temerária pôs em risco os conceitos que nortearam a criação da APAC-Leblon, do mesmo modo que pode atingir qualquer área protegida conforme tais critérios.
Embora o ato administrativo esteja nas prerrogativas do chefe do Poder Executivo Municipal é de lembrar que o destombamento desconsiderou o parecer do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro, que opinou pela manutenção do imóvel, admitido o acréscimo de 1(um) andar para permitir instalações que dessem viabilidade econômica ao uso comercial existente.

Aquele céu não mais será visto. Foto: Urbe Carioca, 08/12/2016

Curiosamente, o início da obra, anunciado para janeiro/2016, não aconteceu, e o cinema permaneceu fechado. Como informamos neste blog, logo depois das eleições municipais em outubro/2016 começou a movimentação de obra no local, com a retirada do letreiro. Intuímos que o proprietário, para se precaver quanto a uma possível mudança de atitude em prol da preservação do prédio, pela nova gestão, tenha decidido dar início à demolição, como comentado em CINEMA LEBLON – COMEÇAM AS OBRAS (blog Urbe CaRioca, 23/10/2016).

A suspeita se confirmou. O local já apresenta a placa de demolição, instalada hoje. Por isso repetimos:


ADEUS, CINEMA LEBLON!


Urbe CaRioca



Urbe Carioca, 08/12/2016

 




2 comentários:

  1. Anônimo6:44 PM

    Estamos Ferrados!!! Pior do que a crise, que o país, estado e município passam!

    Mal por mal, que chegue logo março de 2020 para vermos a inauguração do monstrengo!

    ResponderExcluir
  2. é triste mas a verdade é que esses cinemas de rua são cada dia menos economicamente sustentáveis (prejuízos imensos)

    ResponderExcluir