quarta-feira, 7 de setembro de 2016

O BRASIL E O RIO DE JANEIRO SÃO PARALÍMPICOS! VIVA A INDEPENDÊNCIA!




Hoje, 07 de setembro de 2016, comemora-se o Dia da Pátria. Há 194 anos era declarada a Independência do Brasil, que deixava de ser colônia de Portugal. Hoje também começam os Jogos Paralímpicos Rio 2016 na Mui Leal e Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Por certo, a cerimônia de abertura – no velho-novo Maracanã - será tão bonita e emocionante quanto a que abriu os Jogos Olímpicos há cerca de duas semanas.

Se os atletas olímpicos enfrentam desafios e ultrapassam os limites dos seus corpos perfeitos, e quebram recordes, o que dizer sobre os atletas paraolímpicos, que não se abatem diante das condições diversas e inesperadas que a vida traz? E demonstram que barreiras impostas a corpos menos perfeitos, podem ser também desafiadas e quebradas?

Se os primeiros são heróis, os valentes paraolímpicos são super-heróis! Os homens e mulheres que se reinventam diante de grandes dificuldades que parecem intransponíveis merecem aplausos dobrados!

O Rio de Janeiro que os recebe de braços abertos tal e qual o Cristo Redentor está diferente, também tem se reinventado nos últimos tempos, haja vista a nova orla e a parte inicial da Avenida Rodrigues Alves, na vizinhança da Praça Mauá, espaços livres do Elevado da Perimetral, e o Parque de Madureira, na Zona Norte. Os primeiros possivelmente consistem no verdadeiro legado dos Jogos Olímpicos, além da saudade levada pelos atletas e visitantes para seus países de origem.

Mas o Rio não pode parar! Hoje começam os Jogos da Inclusão! Poderiam ser os Jogos da Independência!

Que no Dia da Independência do Brasil os Jogos Paralímpicos Rio 2016 sejam prenúncio de uma cidade mais inclusiva e confortável para os “paracariocas”, “paravisitantes” e todas as pessoas que têm dificuldade de locomoção, o que não atinge apenas os portadores de necessidades especiais.

Transporte público, calçadas e vias de pedestres adequados e acessíveis, rampas e passarelas com inclinação compatível, acesso às construções para todos, em especial nos edifícios públicos, sinais sonoros quando necessário...

O Rio de Janeiro detém muitos títulos. Falta conquistar o da Acessibilidade!

Que os super-heróis façam o sucesso mais do que merecido. Eles que têm muito a nos ensinar, com seus exemplos nos ensinarão a viver melhor e a enfrentar os percalços mais desafiadores!

Bem vindos ao Rio de Janeiro, bem vindos ao Brasil da Independência!´


Urbe CaRioca



Nenhum comentário:

Postar um comentário