segunda-feira, 23 de maio de 2016

SOBRE O VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS E OS PÉS-DE-MOLEQUE QUE SOBRARAM

UtilitáRio

Atualização em 25/05/2015
Acrescentamos um segundo mapa com o traçado de VLT atualizado, conforme esclareceu o leitor Ricardo Lafayette, a quem agradecemos:

“A linha que passava ao largo do pátio (da Supervia) de São Diogo, não mais será construído. Uma pena, pois ligaria a Central do Brasil à Leopoldina, margeando os trilhos da Supervia. O segundo trecho alterado foi a ligação Praça XV - Aeroporto Santos Dumont que não mais será feita pelo impasse entre Prefeitura e III COMAR, já que haveria necessidade de um recuo nos limites do muro do III COMAR, e isso não foi permitido. A solução foi o prolongamento da linha que vai até a Cinelândia, passando esta agora a ir até o aeroporto Santos Dumont”.

Internet
Mapa atualizado - site da Prefeitura em 25/05/2016

Cariocas e visitantes, muita atenção!

Reportagem publicada no jornal O Globo no último dia 15 mostrou o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, modal que seria inaugurado ontem, 22/05/2016. A inauguração que levará um “ar” de Primeiro Mundo a uma parte do Centro do Rio (trecho Praça Mauá – Aeroporto Santos Dumont), no entanto, foi adiada para o próximo dia 05 de junho.

O trajeto pela Avenida Rio Branco foi bastante criticado por urbanistas e historiadores, que sugeriram a Rua Primeiro de Março. Do mesmo modo, a destruição do calçamento com mais de 200 anos de idade encontrado na Rua da Constituição foi considerado uma enorme perda por historiadores, urbanistas e defensores do Patrimônio Cultural. Um pequeno trecho com 15.00m de extensão foi reposto e ficará à vista.

A ser mantido, o piso de pedras “Pé-de-Moleque” que aflorou durante as escavações teria mostrado a memória urbana viva do Rio de Janeiro, mas, a oportunidade única de criar um verdadeiro legado em tempos de "tudo é pra Olimpíada", foi descartada. Os posts sobre o piso de pedras “Pé-de-Moleque” foram recordistas de acessos neste blog.

Durante a semana passada, porém, surgiu outra questão: o Ministério Público do Rio de Janeiro – MPRJ “ajuizou uma ação civil pública para que as operações regulares do modal só começassem depois que uma série de determinações de segurança fossem cumpridas” e que “o VLT só entre em funcionamento quando o sistema de sinalização sobre os passeios e vias públicas for plenamente instalado, testado e aprovado” (Jornal Extra 20/05/2016).

A Prefeitura, por sua vez, pede a pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas, que “andem com mais atenção” para evitar acidentes, pois o VLT é uma novidade e emite pouco ruído.

Por isso, vale repetir: Cariocas e visitantes, muita atenção!

Abaixo, links para a primeira reportagem citada, de Guilherme Ramalho, que ilustra e conta a história dos bondes no Rio de Janeiro e para os artigos sobre o “Pé-de-Moleque” (Obs. - A rua indicada como Sete de Setembro, no mapa da reportagem é, na verdade, a Rua da Constituição, justamente a do calçamento “Pé-de-Moleque” destruído em um fim-de-semana chuvoso).


Urbe CaRioca



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12/08/2015 UM PÉ DE MOLEQUE NO CENTRO (Coluna Ancelmo Góis)

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30/08/2015 RIO BRANCO x PRIMEIRO DE MARÇO - DOMINGOS NA URBE CARIOCA

28/09/2015 RUA DA CONSTITUIÇÃO, PÉ-DE-MOLEQUE SOBRE PÉ-DE-MOLEQUE

05/10/2015 PÉS-DE-MOLEQUE DO RIO ANTIGO - PASSADO REVIVIDO, RIO A PRESERVAR

 

09/10/2015 CONSTITUIÇÃO, A DOS PÉS-DE-MOLEQUE, EM ‘PROSPECÇÕES CASUAIS’ de Eduardo Cotrim

17/10/2015 O Globo - PISO HISTÓRICO SERÁ PRESERVADO NA RUA DA CONSTITUIÇÃO

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02/11/2015 ACHADOS E PERDIDOS URBANO-CARIOCAS

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01/12/2015 PRAÇA XV e RUA DA CONSTITUIÇÃO - PÉS-DE-MOLEQUE x CONCRETO

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2 comentários:

  1. Andréa,
    Apenas uma correção. Esse mapa esta desatualizado, já que houveram duas modificações no traçado do VLT. A linha que passava ao largo do pátio (da Supervia) de São Diogo, não mais será construído. Uma pena, pois ligaria a Central do Brasil à Leopoldina, margeando os trilhos da Supervia. O segundo trecho alterado foi a ligação Praça XV - Aeroporto Santos Dumont que não mais será feita pelo impasse entre Prefeitura e III COMAR, já que haveria necessidade de um recuo nos limites do muro do III COMAR, e isso não foi permitido. A solução foi o prolongamento da linha que vai até a Cinelândia, passando esta agora a ir até o Santos Dumont. O traçado novo está em:
    http://www.portomaravilha.com.br/noticiasdetalhe/Prefeitura-Rio-apresenta-primeiro-trem-VLT-produzido-Brasil:4351

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    1. Caro Ricardo,
      Obrigada pelo esclarecimento. Vou acrescentar o segundo mapa. Assim, quem quiser poderá comparar ambos. Um abraço.

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