sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

ENGENHÃO E MARACANÃ, ENTREVISTA E EX-BLOG



ENGENHÃO - fase final de construção, abril/2007
Foto: Urbe CaRioca


O Estádio Olímpico conhecido pelo apelido carinhoso de Engenhão*, foi construído para os Jogos Pan-Americanos 2007. Mas foi fechado em março/2013, segundo a Prefeitura porque havia risco de queda da cobertura construída com estrutura metálica.

Engenheiros deram declarações diferentes sobre haver ou não risco real de colapso. Assunto controverso, na ocasião foi afirmado que se houvesse ventos fortes a estrutura desabaria, conforme divulgado pela mídia. Os ventos vieram, arrancaram árvores por toda a cidade e o Engenhão continuou lá...

Enquanto isso, a cobertura original do Maracanã fora demolida após um incompreensível parecer favorável do IPHAN, e também sem a apresentação de laudos definitivos sobre a impossibilidade de sua recuperação.

Talvez nunca se saiba a verdade sobre os dois casos. Restam algumas pistas.

O Ex-Prefeito Cesar Maia, idealizador da construção do Engenhão, erguido na sua gestão à frente da Cidade do Rio de Janeiro, concedeu entrevista por e-mail ao Momento Esportivo, divulgada na Newsletter Ex-Blog em 02/02/2015, reproduzida a seguir.

Reaberto parcialmente no início do mês, o Engenhão receberá as provas de Atletismo dos JO 2016.


Urbe CaRioca

*NOTAS:

1 - Antes chamado João Havelange, o Estádio foi rebatizado de Nilton Santos.

2 - O Engenhão foi mencionado neste blog na CrôniCaRioca BOLO DE FUTEBOL, de julho/2012, texto sem relação com projetos ou decisões técnicas e políticas. Apenas divertimento para os leitores através de crítica à polêmica denominação de alguns gêneros tornada oficial. 


Internet



ENTREVISTA SOBRE ENGENHÃO E MARACANÃ À RÁDIO BRASIL REPERCUTIDA EM LANCE, SRZD, UOL!
            

Ex-prefeito César Maia não gravou, mas concedeu entrevista por e-mail ao Momento Esportivo. Declarações serão escritas aqui agora.

           
1. Sobre Engenhão. Cesar Maia: “É do Botafogo até 2032. Pode prorrogar. Paga 30 mil por mês”. /  Sobre licitação do Engenhão. Cesar Maia: “Vasco tem estádio. Fla e Flu tinham promessas de serem sócios no Maracanã. Foram enrolados”. /  Sobre obras no Engenhão. Cesar Maia: “Foi tudo invenção para parar o Engenhão e os clubes que tinham contrato terem que assinar com Maracanã.”
           
2. Erro na construção? Cesar Maia: “Estádio semelhante ao do Benfica. 5 consultores garantiram estabilidade” \ Erro na construção? Cesar Maia: “Único contra foi consultor contratado pela Odebrecht para o Maracanã. Depois, houve várias ventanias e nada” / Risco de acidente no Engenhão? Cesar Maia: “Zero, segundo os calculistas”
            
3. Mudaria localização do Engenhão? Cesar Maia “Não. Falta ligação com a Linha Amarela e corredor de acesso ao metrô de Maria da Graça”. \ Cesar Maia: “Engenhão e Maracanã são rivais”. \ Cesar Maia: “Interdição do Engenhão derrubou Botafogo para a Segundona”. /   Nome? Cesar Maia: “É estádio olímpico de Atletismo adaptado para futebol. o nome é correto e homenageia quem foi decisivo para Rio 2016″. / Cesar Maia: “Postura do Maurício Assumpção foi curiosa e estranhamente cordata” / Engenhão. Cesar Maia: “Projeto foi transparente desde o início até funcionar antes da interdição”.
           
4. Engenhão. Cesar Maia: “Grande palco da Olimpíada e atletismo a principal modalidade e de maior repercussão”.  /  Polêmica com Maracanã. Cesar Maia: “Algo natural e esperado na medida em que é a lógica da privatização, visa lucro que remunere o capital”.  Cesar Maia: “Engenhão será palco da volta do Botafogo à Série A”.


ENGENHÃO - fase final de construção, abril/2007
Foto: Urbe CaRioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário