sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O ASSACU DE COPACABANA SALVO EM 2014 E A AUDITORIA


Em 2014 moradores se mobilizaram para salvar a árvore que havia sido declarada imune ao corte.
Deu resultado! Na imagem, o folder distribuído há quase um ano.

A Urbe CaRioca tem um assacu famoso. Fica em Copacabana e quase morreu. Porém, o indivíduo arbóreo teve mais sorte do que as árvores da Freguesia, em Jacarepaguá, as da Marina da Glória, no Parque do Flamengo e as da Praça Nossa Senhora da Paz, estas centenárias, retiradas para dar lugar à Estação do Metrô da Linha 1, rebatizada de Linha 4 por conveniência e interesse dos gestores públicos, enquanto a Linha 4 virou Linha 5!

Esquecem de que Árvores Urbanas são Patrimônio da Cidade, como nos ensinou Ivete Farah!

No Parque do Flamengo, o querido “Aterro”, idealizado por Lota Macedo Soares e construído pelo Governador Carlos Lacerda as árvores foramao chão, cortadas no início de dezembro - mês de Festas, todos os cariocas ocupados com eventos de final de ano... Já se anunciava um calor excepcional no Rio de Janeiro, coroado no dia primeiro de 2015 com a sensação térmica de 50º C! Quase ninguém percebeu a ação, e o assunto foi à grande imprensa somente noinício de janeiro.

Na Copacabana da movimentada Rua Pompeu Loureiro os moradores se mobilizaram quando as motosserras chegaram, o corte da árvore foi interrompido, o pobre assacu, mesmo imune ao corte por decreto, ficou despido, porém vivo!



Blog Salve o Assacu



Blog Salve o Assacu




Em novembro último o blog Salve o Assacu divulgou o documento intitulado Auditoria Operacional –Arborização Urbana Pública: A Proteção ao Patrimônio Natural, solicitado pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), de maio/2014, que “trata de um diagnóstico profundo e abrangente de como é gerida a arborização da Cidade do Rio de Janeiro – Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural”.


Quanto à árvore salva, vai bem, obrigada! Parabéns aos moradores de Copacabana!



Urbe CaRioca



4 comentários:

  1. Uma bela vitória! A árvore é imponente e hoje continua lá graças aos que ajudaram a protegê-la.

    ResponderExcluir
  2. Obs.: ajudei a salvar uma árvore próxima à esquina da rua Inhangá com N.Sa. de Copacabana. O prazer de fazer isso é único.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Fala Sério. E parabéns pelas boas lutas!

      Excluir
  3. Olá Guerreiros e protetores, parabens a todos, morei por uns 10 anos no 16 andar do Edificio 94, e sempre idolatrei ao ASSACU, forte e imponente, sempre nos tirou o AR de tão Belo e Grandioso. Fico Feliz que desta vez a sociedade e os moradores conseguiram ganhar essa batalha. VIVA o ASSACU !!!

    ResponderExcluir